O que é e como o SEO vai fazer você vender mais pela internet

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Diante do grande crescimento de motores de buscas como o Google, Bing e Yahoo, aprender e utilizar corretamente as técnicas de SEO virou um ponto primordial no marketing digital.

Mas, o que é SEO?

SEO é a sigla em inglês que reúne um conjunto de técnicas para conseguir otimizar um site nos motores de buscas (Search Engine Optimization).

Em termos bem práticos: SEO é o conjunto de regras que os buscadores como o Google utilizam para definir quais sites vão ser apresentados quando alguém faz alguma busca na internet!

Você já imaginou o tamanho da importância de aparecer na primeira página do Google quando o seu cliente estiver buscando pelo produto que você oferece pela internet?

E eu não estou falando daqueles sites que aparecem em primeiro porque pagam para que o Google faça isso…  Essa técnica se chama Google Adwords e ela é muito bem paga e acaba sendo dominada pelas grandes empresas que possuem altos orçamentos disponíveis para isso.

Eu estou falando de aparecer nas primeiras posições das buscas sem pagar nem um centavo por isso! Isso mesmo! Sem pagar nada!

Mas… para isso é preciso aprender algumas técnicas e entender o que o Google e os outros buscadores valorizam em um site para conseguir posicionar!

As regras de SEO dos buscadores

Essas regras estão divididas em ON e Off Page.  Isso quer dizer que é preciso seguir algumas regras tanto internamente ao escrever o conteúdo do seu site, como também externamente, pois é preciso fazer com que seu site seja mencionado por outros sites e redes sociais para que ele tenha relevância.

Regras On Page

As regras On Page são algumas ações que precisam ser tomadas ao criar um artigo ou conteúdo no seu site para que o Google entenda que o assunto está relacionado ao que o cliente está buscando.

Portanto, é importante seguir alguns critérios como:

  1. Escolher bem a palavra chave que você quer trabalhar para poder posicionar
  2. Repetir essas palavras de forma moderada no seu conteúdo
  3. Garantir que essa palavra chave esteja no título, na URL do seu artigo, na introdução do conteúdo e no final do conteúdo
  4. É importante que o título da imagem que você vai incluir no artigo também tenha a palavra chave.
  5. O seu conteúdo deve ter pelo menos um link para um conteúdo externo ao seu site e também um link para algum conteúdo dentro do seu site

Essas são algumas regras ON Page básicas e importantes de serem seguidas! Se voce tem um site no WordPress, então recomendo que você instale um plugin grátis que vai ajudar você a seguir as regras básicas: Yoast Seo.

SEO OFF Page

Já o SEO OFF Page é o conjunto de ações que precisam ser feitas para que o seu site seja reconhecido externamente.

O Google precisa reconhecer que o seu site está presente em outras entidades como Mídias sociais (facebook, instagram, Pinterest, linkedin, etc), outros sites com conteúdo relacionado.

Esses links externos que direcionam as pessoas para o seu site são chamados de backlinks. Esses backlinks são importantíssimos para aumentar a relevância do seu site e fazer com que os buscadores considerem o seu site e apresentem na primeira página.

Conclusão

O SEO pode parecer um tema complicado no começo, porém, quando você começa a entender os motivos por traz de cada uma dessas regras, o processo fica fácil e automático.

Convido você a ler mais sobre o tema para poder se familiarizar e posicionar o seu site na primeira página do Google: SEO – Regras infalíveis dos buscadores!

Você é novo no mundo digital? Então convido você a ler nosso artigo sobre um treinamento que vai ensinar do zero ao avançado a utilizar o marketing digital para trabalhar em casa pela internet: Treinamento Fórmula Negócio Online

Deixe uma resposta