Estudo de caso: monetizar um hobby off-line

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Todos nós temos hobbies, coisas que gostamos quando temos tempo livre. Alguns de nós preferimos ler, outros gostam de colecionar coisas, e outros se sentem energizados pela criação, seja por meio da madeira ou da escrita. Então, não seria ótimo se você pudesse ter algo que você gosta de fazer e ganhar dinheiro com isso?

Pense em todas as coisas que você faz agora para ganhar dinheiro; você provavelmente não gosta muito delas. Ao adicionar algumas que você gosta, você pode lentamente ser capaz de eliminar as fontes de renda que não são tão agradáveis ​​para você.

Você pode gostar de ler:

Aqui está um estudo de caso de alguém que pegou seu amado hobby e o transformou em uma renda significativa.

O Hobby

Carlos aprendeu carpintaria depois que ele saiu da faculdade. Seu amor inicial por fazer pequenos ofícios de madeira tornou-se um fascínio pela construção de móveis.

No entanto, dois problemas rapidamente se desenvolveram. Primeiro, Carlos não tinha espaço em sua casa para mais móveis. E segundo, à medida que seus gostos se tornavam mais particulares, o custo dos materiais que ele gostava de usar era proibitivamente caro.

A esposa de Carlos sugeriu que ele vendesse alguns de seus móveis. Então ele fez. Ele colocou um anúncio no Craigslist.com e teve o equivalente a uma venda de varanda para suas peças extras. Ele ganhou algum dinheiro, mas não recebeu muito pelo seu trabalho.

A grande ideia

Durante o jantar, uma noite, Carlos considerou seu pequeno sucesso na Craigslist.com e elaborou um plano: ele iria fabricar móveis de alta qualidade e obter preços altos por isso.

Carlos reuniu alguns amigos e contratou um pequeno empréstimo para construir uma oficina em sua propriedade. Isso lhe daria o showroom que ele precisava para se parecer com um profissional, em vez de apenas um cara com muita mobília.

Marketing

Era hora de ficar ocupado. Todas as noites, depois do trabalho, Carlos fazia móveis. Sua esposa cuidou do marketing. Ela começou um site simples e colocou anúncios no jornal e no Craigslist.com e outros sites de classificados como o OLX.com.

Juntos, eles disseram a todos que poderiam pensar sobre seu novo negócio e pediram a essas pessoas que contassem a todos que conheciam. Eles participaram de desfiles de madeira e distribuíram panfletos.

Afinação

As coisas demoraram um pouco para começar, mas, com o tempo, Carlos adquiria consistentemente compradores para seus móveis. Ele teve que modificar sua abordagem ao longo do tempo; certas coisas vendiam muito bem e outras não eram tão populares. Ele correu com seus vencedores e soltou seus perdedores.

Expansão

Depois de um tempo, ele notou que um comentário que costumava ouvir dos clientes era: “Tenho certeza que gostaria de poder fazer isso“. Isso dá uma ideia a Carlos; ele ensinaria o que aprendeu. Então ele desenvolveu uma aula, divulgou e começou a ensinar em um workshop todos os sábados de manhã. Ele cobriu informações sobre as várias ferramentas e como usá-las, os vários tipos de madeira, fixadores e muito mais.

Leitura recomendada: Como ganhar dinheiro com videos de treinamento

No final da aula, todos construíram um banquinho e levaram para casa. Carlos sabia que levaria anos de esforço para que eles atingissem o nível que ele atingira, por isso não se preocupou em perder clientes. Ele ganhou muito dinheiro, no entanto. Onze pessoas se inscreveram no curso de 7 semanas e pagaram R$ 495 cada. Isso é quase R$ 3.500 para 14 horas de ensino.

Melhor ainda, Carlos conseguiu mais alguns clientes no processo.

Um negócio real

Carlos não tem formação em negócios e não é um vendedor natural. Ele é bem tímido, o que faz parte do motivo de sua esposa ter ajudado no marketing. Mesmo considerando isso, ele acabou conseguindo consistentemente ganhar dinheiro suficiente para deixar seu emprego.

Dê a si mesmo a chance de ter sucesso de uma maneira totalmente nova: ganhar dinheiro fazendo algo que você já faz por diversão. Não há melhor maneira de ganhar dinheiro; afinal, você não pode ter muito dinheiro ou muita diversão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *