Como Ganhar Dinheiro em Casa Como Designer Freelancer

Tempo de leitura: 6 minutos

Ganhar dinheiro como Designer Freelancer Gráfico Freelancer pode ser uma excelente alternativa para quem deseja começar a trabalhar de casa, seja para uma mãe que acaba de ter um filho e não pode sair pra trabalhar ou para quem encontrou no trabalho online uma possibilidade de um novo estilo de vida.

Principais atributos para trabalhar como Designer Freelancer

Mas vamos a algumas considerações e atributos que você deve ter para poder se dedicar a vida dos Freelas (como são chamados os autônomos da área) e dos aventureiros que buscam ser  o próprio patrão:

Compromisso com horários;

Tenha consciência que você não tem horário para trabalhar, mas também não tem ninguém que irá garantir a sua grana no fim do mês. Tenha horário e rotina para não procrastinar e perder a noção de tempo na entrega dos trabalhos aos clientes.

Mantenha um portfolio online;

Eu sei que no início é muito difícil ter portfolio, porém o que você fez até agora é seu portfólio. Seu cliente tem que ter noção de que nível e estilo de criação você deve ter. Não coloque design que você não fez nesse portfolio. Seu cliente vai perceber a diferença entre um estilo e outro.

Estabeleça um local ideal para você trabalhar;

Não importa se vai ser embaixo da ponte ou embaixo da cama do seu quarto. O importante é que você tenha um local que você se organize para ter internet, concentração e foco no trabalho. Se mora com os pais e eles não entendem que você trabalha assim, procure avisá-los de como você atua e quais os horarios que está trabalhando. Afinal eles podem achar que nunca está fazendo nada e ficar te incomodando e pedindo afazeres que vão te tirar do foco e atrapalhar sua produção.

Relacione com seu público;

Acontece muito de quando trabalhamos sozinho, privamos do contato pessoal, seja ele com clientes ou com colegas de trabalho. Isso deve se a forma como consumimos conteúdos ou nos relacionamos. A internet é um mundo que nos torna dependentes e quando nos damos conta estamos muito tempo sem falar presencialmente com as pessoas, ficando somente no contato digital isso até é  bom que conseguimos agilizar nossa comunicação, mas perdemos o filling de sentirmos as pessoas com sua entonação de voz e as extensões de assuntos no qual nos desconectamos ou omitimos quando falamos por email ou mensagens.

Tem mais algumas coisas mas o intuito desse post é mostrar algumas formas que você pode iniciar sua “carreira” no mundo dos Freelas, segue abaixo algumas delas:

Sites de concorrência criativa

Os sites de concorrência criativa são aqueles onde os clientes postam suas necessidades, depositam um valor que desejam pagar para um determinado trabalho, e os freelas cadastrados nessas plataformas podem criar os trabalhos solicitados, tais como, logotipos, folders, cartões de visita, entre tantos outros oferecidos em agências de publicidade tradicional.

Nessa modalidade você não recebe pelo tempo que dedicou ao trabalho, mas pela escolha do cliente, se o cliente escolher a sua criação você recebe o dinheiro que ele depositou, descontado as taxas de administração do site que são algo em torno de 10%.

Se você tiver disposto a concorrer com outros designer pela premiação, então esse é um excelente site para você começar a faturar seus primeiros reais como freelancer. Não se engane, tem muitos ótimos profissionais nessa área. Alguns chegam a ganhar mais de 10 mil reais mensais nesses sites.

Abaixo segue uma lista desses sites para você conhecer, é só cadastrar e ver as oportunidades cadastradas.

http://www.wedologos.com.br/

https://www.logueria.com.br/

Sites de Freelancers

Diferente dos sites de concorrência criativa, nos sites de freelancers, os clientes submetem suas necessidades e os frellas de várias áreas tais como Jornalista, Redatores, Programadores, Designers entre outros fazem uma proposta e aquele que o cliente achar conveniente pode contratar através do site. O Próprio site se encarrega de cobrar e repassar o valor que lhe cabe descontando o valor administrativo que pode ser entre 5% à 10% do valor do serviço contratado.

Nesse caso a responsabilidade por escolher o profissional é do cliente e para isso ele vai se basear em seu portfolio. Após escolhido o profissional e caso voc6e seja o escolhido, você fará o trabalho e o valor que foi acordado ficará numa espécie de conta do projeto.

Assim que o cliente receber o trabalho contratado ele irá fazer a aprovação do trabalho e se tudo ocorreu de acordo com o combinado, o dinheiro é liberado para você descontando as taxas do site.

Essa é um outra forma de se trabalhar utilizando ferramentas que tem disponíveis na internet. Apesar de não ser uma disputa e você ser escolhido antes de fazer o trabalho, ao contrário da concorrência criativa, ainda assim é um meio para conseguir trabalhos.

Segue abaixo alguns sites para você se cadastrar e conhecer:

https://www.workana.com/

https://www.freelancer.com/

https://www.99freelas.com.br/

https://hyper.jobs/

Alguns desses serviços são pagos, então se for usar algumas delas leve a sério pois você pode acabar criando uma nova conta pra pagar por mês.

Agências de Publicidade

As agências de publicidade podem também te contratar como designer freelancer, pois pode acontecer de um determinado período a agência estar lotada de trabalhos onde esteja saturando o pessoal local que trabalha fixo, nesses casos ela não irá contratar uma nova pessoa fixa, pois pode ser que seja uma sazonalidade repentina ou algum trabalho de ultima hora.

Então nesse caso ela irá preferir contratar um freelancer que ela conheça e que saiba que pode dar conta do trabalho.

Faça contatos com essas agências e deixe seu portfólio, se elas precisarem de algum trabalho que seja seu estilo com certeza elas irão te procurar.

Mas não vá ficar esperando eles te chamarem, como dizia a Dori no filme Nemo, “Continue a nadar, continue a nadar…”, isso porque o trabalho como freelancer pode te fazer ganhar muito mais que um emprego fixo, mas não quer dizer que vá trabalhar menos. Na verdade você vai trabalhar muito mais, já que também ganhará mais por isso.

Conclusão

Ser empregado tem suas vantagens, assim como trabalhar como freelancer. A diferença é que enquanto no emprego quem geralmente controla o seu tempo é o seu chefe. No caso de trabalhar como autônomo é você quem direciona esse tempo, então tenha certeza que tem uma boa gestão desse tempo para não patinar, ou ficar fazendo pouco achando que está fazendo muito.

É o que geralmente acontece com os freelas; eles fingem que trabalham e alguém finge que paga.

Porém se feito com seriedade e disciplina é um bom caminho para voce que prioriza a liberdade de trabalhar em casa.

É isso ai, se gostou comente abaixo ou compartilhe esse texto com alguém que você acha que vai gostar.

Um abraço e até o próximo artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *